Gerar um estado psicológico de consciência e descanso ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. De acordo com os pesquisadores, práticas como o Yoga, a Meditação e até mesmo a reza podem ajudar e reduzir a necessidade de tratamentos de saúde em quase 50%.
Um estudo conduzido pelo Institute for Technology Assessment (ITA) e pelo Benson-Henry Institute (BHI) do Hospital Geral de Massachusetts, afiliado à Universidade de Harvard nos Estados Unidos, revelou que práticas meditativas que ajudam a promover um estado de relaxamento e de consciência ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade. Ao mesmo tempo estas práticas influenciam positivamente na regulaçã o dosbatimentos cardíacos e a pressão sanguínea destas pessoas.
“As primeiras descobertas do nosso estudo são que, quando treinamos os pacientes a acionarem um estado de relaxamento (especificamente os pacientes ensinados no BHI), eles também reduzem drasticamente a utilização dos serviços de cuidados à saúde e suas visitas ao serviço”, afirmou James E. Stahl, do Hospital Geral de Massachusetts.
“Estes programas promovem bem-estar e, em ambientes de recursos limitados, podem, a custos mínimos e sem risco, reduzir o peso sobre o sistema de saúde”, completou.
Fazendo uma uma análise comparativa entre as informação disponíveis sobre os paciente do Research Patient Data Registry e os indivíduos que participaram do Programa de Resiliência e Resposta de Relaxamento do BHI de 2006 a 2014, pesquisadores concluíram que os praticantes de Yoga/meditação/reza gastam substancialmente menos dinheiro em cuidados com a saúde se comparados a pessoas que não são praticantes.
O estudo também descobriu que os praticantes se beneficiam primeiramente nos níveis neurológicos, cardiovascular, musculoesquelético e gastrointestinal.
Os dados desse estudo fortalecem as evidências de pesquisas do Professor Jon Kabat-Zinn que também revelam que a participação de programas de meditação e práticas complementares como o Yoga ajudam as pessoas a melhorarem o seu potencial de auto-cuidado e tornam-se mais habilidosos na capacidade de prevenir adoecimento.
O interessante de pesquisas como essa, é que fica cada vez mais evidenciado que cuidar de saúde sai mais barato do que cuidar de doença.
Fonte: http://www.nowmaste.com.br/estudo-de-harvard-diz-que-yoga-e-meditacao-reduzem-gastos-com-saude-em-43/